O Arma-Zen é um empreendimento solidário que trabalha com produtos ecologicamente corretos, sob bases do comércio justo e solidário.
Distribuímos alimentos diretamente do produtor, ressaltando na relação produtor, distribuidor e consumidor,uma relação justa,mais próxima e repeitando os principais envolvidos direta e indiretamente nesta cadeia antes e depois que o alimento chegue a sua casa. Como sua saúde, o nosso trabalho, o produtor, a terra, a água....o planeta.
Um pouco da nossa caminhada...
Iniciamos a distribuição em Setembro de 2010,a localização do Arma-Zen atualmente é em Embu das Artes. Nosso trabalho é desenvolvido junto a produtores agroecológicos de municípios e cidades próximas.Porém desde 2009, que as sócias fundadoras já realizam um trabalho de comércio justo, projetos de agricultura urbana, consumo consciente em Embu das Artes.
Antes faziam parte da uma Cooperativa de Consumo Comerativamente. Paralelamente as atividades da cooperativa começaram a acontecer reuniões entre várias instituições atuantes na economia solidária e em atividades vinculadas a iniciativas de consumo consciente, como a itcp-fgv, o instituto polis, o instituto kairós para planejar a constituição de uma rede de comercialização solidária em São Paulo, integrando diferentes cooperativas e núcleos de consumo.
Outros coletivos como o Instituto Paulo Freire, a Morada da Floresta e o Espaço Luzeiro também manifestaram interesse em formar núcleos de consumo consciente, de maneira semelhante à como ocorria na itcp-usp, com a ComerAtivaMente. Dentre essa também havia o interesse por parte de um grupo de estudantes que estavam iniciando um trabalho de educação ambiental e agricultura urbana em Embu, de trazer um núcleo de consumo para a cidade.
Com esta idéia em mente, os pioneiros da ComerAtivaMente formaram a Rede Sementes de Paz, um empreendimento que realiza o trabalho de logística necessário e comum aos vários núcleos de consumo em São Paulo.
Como todo esse trabalho era realizado sob os princípios da Economia Solidaria, os custos e a logística tornou-se inviável para aumentar os participantes e associados do nucleo denominado Plantembu.
Foi a partir deste desafio que a atual equipe do Arma-Zen, Angélica e Elisa, fundaram o Arma-Zen. Para continuar distribuindo cestas de produtos orgânicos e agroecológicos, porém cuidando e gerenciando diretamente a colheita, escolha dos produtos, montagem e distribuição.
A principio dividindo o espaço com um grupo de dança popular brasileira Mulungu e com o músico percursionista Carlos Caçapava.
Atualmente, Estamos em meio a Mata, próximo ao Centro de Embu.O nosso novo escritório era o antigo atelier/casa do artista Panayotis Kontokanis.
O artista trouxe para o Brasil a técnica do afresco – presente nas pinturas do interior de catedrais na Europa e no Brasil, incluindo a Catedral Ortodoxa de São Paulo –, que aprendeu em sua cidade, Atenas, na Grécia, com o mestre da arte bizantina George Gergakopoulos. No Brasil, chegou em 1968 em Embu das Artes. Panayotis participou dos primeiros Salões de Arte de Embu e, além das artes plásticas, também traduziu Édipo Rei, de Sófocles, do grego antigo para o português.
No nosso novo ciclo,temos como parceiro o músico/percussionista Carlos Caçapava. Juntos faremos do espaço, um local agradável para realizar festas temáticas e eventos com o objetivo de apresentar um pouco mais da cultura popular brasileira, sempre lembrando da alimentação saudável além da valorização do saber popular e da terra.